Irmãos

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bom para o crescimento...

Quando pequenos irmãos se combatem por qualquer motivo, seja por ciúme, seja por raiva, seja simplesmente por implicância, mas sempre existe um atrito, tenho três filhas e hoje ouvi reclamações da avó de minhas filhas a respeito de como as duas (A mais nova e a mais velha), têm se estranhado por qualquer motivo, a mais nova fazendo brincadeiras que desagradam a mais velha e a mais velha sem um pingo de tolerância com a mais nova, com respostas rápidas e agressivas, fora que quando estão as três juntas é raro ver uma briga muito intensa, pelo menos perto de mim... bom já passei por isso e sem bem como é, sou o irmão do meio de três irmãos, não tivemos irmã, se tivéssemos poderíamos justificar nossas brigas, (Aquela coisa de diferença entre menino e menina), bom, mas somos os três homens com uma diferença de 3 anos do mais velho e 7 anos de diferença do mais novo, eu brigava com o mais velho por achar que ele não mandava em mim e implicava com o mais novo por pensar que eu mandava nele... rsrsrs... dá pra entender?

Ao passar o tempo, fui conhecendo as virtudes, defeitos, pontos fracos e fortes dos meus irmãos, e nunca deixei de amá-los... amadureci a ideia de que meu irmão mais velho não mandava realmente em mim, mas eu devo respeito ao mesmo, e aprendi que não mando no mais novo, mas que ele me admira e me respeita assim como o admiro e o respeito.

Vejo que minhas filhas passam pela mesma situação, estão se conhecendo e criando da maneira de cada uma, uma admiração e um respeito que só elas entenderão ao amadurecerem.

 Na vida cristã também somos assim, somos filhos de um mesmo Pai, portanto irmãos por adoção, temos as nossas diferenças ideológicas, nossas doutrinas institucionais e muitas disparidades que são únicas e exclusivas de cada um... o mais legal disso tudo é que este mesmo Pai nos entende e nos trata de acordo com estas diferenças...

Na bíblia encontramos um exemplo bem claro disso, Pedro e Paulo, unidos em Cristo e separados por ideologias diferentes.

Pedro com a ideia conservadora de que somente os judeus tinham direito à salvação e Paulo o pregador dos Gentíos, os dois se estranharam um dia, foram expostas as suas diferenças a todos presente, e não eram poucos, haviam os circuncidados e os incircuncisos...

Em Gálatas 2:11-21 vê-se Paulo exortando a Pedro quanto a sua dissimulação quanto aos Judeus e aos Gentíos, mas vejam bem... não foi uma briga de ódio, havia amor nas palavras de Paulo...

Paulo e Pedro se amavam como irmãos em Cristo, tanto que não há relatos de Pedro se esbravejando e interrompendo o discurso de Paulo, se justificando como se o que fizera fosse um ato de insensatez ou ignorância.

Pelo o que constam nas escrituras, nenhum deles se desviaram, cada um seguiu o seu caminho de acordo com a vontade do Pai, cresceram pela virtude divina.

Assim vejo as minhas filhas... cada uma com suas particularidades, diferentes, mas amigas, respeitando e se admirando.

Sejamos capazes de sermos diferentes uns dos outros mas nos amando independente de nossas diferenças.

Consigamos exortar com amor, sem ódio, rancor ou desprezo... sabendo ouvir o outro e analisarmos a nós mesmos com gestos de humildade, assim como o Pai nos ensinou.

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja entre nós...

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário