Irmãos

quarta-feira, 25 de julho de 2012


"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces."

Salmo 139:1-4

Gostaria de falar sobre sacrifícios... bem, não tem nada a ver com os versículos citados acima, mas vou mostrar onde quero chegar...

Ouvi outro dia, um grande amigo (muito amigo), me citando uma passagem bíblica que justificaria certas pregações que têm se ouvido por aí a respeito do sacrifício atual que podemos fazer a Deus, eu disse "podemos", não "devemos", digo isso porque os pregadores desta palavra alegam não nos obrigar a fazê-los.

A passagem diz respeito a Salomão e se encontra em 1Reis 3:4-5:
 "E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
 E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê."

Este é ao ponto chave... "Pede o que queres que eu te dê." 

A pregação nos faz entender que podemos pedir o que quisermos a Deus perante um sacrifício de fé, mas a alguns pontos que quero abordar;

1º: O que, ou melhor, qual o motivo que me fez fazer tal sacrifício?
2º: O que seria um sacrifício de fé?
3º: Qual seria o desejo que impera em meu coração?

Vejamos por partes...

1º: Salomão fez tal sacrifício a Deus por simplesmente amá-lo e era grato pelo que já tinha, veja: 

"E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso"
 1Reis 3:3.

2º: No versículo seguinte justifica o significado de sacrifício de fé,  

"E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar." 1Reis 3:4.

O versículo 2 diz que assim era feito por não haver ainda a edificação da casa ao nome do Senhor.

3º: Deus permitiu que Salomão pedisse o que quisesse por saber o que se passava naquele coração, a prova disso está no versículo 10 do capitulo 3 de 1Reis:

"E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso."

Veja que "pareceu boa" ou "agradaram" ao Senhor , não o surpreendeu.
Deus já conhecia seu coração e como um de seus atributos é a onisciencia, concedeu a Salomão a escolha do que quisesse.

Por isso os versículos citados acima no início... Deus é ONISCIENTE!

Salomão disse já ser agraciado por estar se cumprindo em sua vida as promessas feita a Davi, seu pai por Deus, e pede somente sabedoria, para Salomão, estava tudo certo, não precisava de mais nada, somente achava que , por causa de sua imaturidade ele não conseguiria governar com tanto empenho como seu pai.

Deus com toda a sua onisciencia e misericórdia, concedeu o que queria e além disto deu a ele muita riqueza como glória.

Quanto à sua longevidade, Deus o determinou alguns poréns: 

"E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias."
1Reis 3:14.

Concluindo: O sacrifício de fé é feito por gratidão e amor ao Deus de toda sua vida, não é motivada por glórias deste mundo, pois tudo isso passa, não é pecado desejar ter uma vida tranquila nesta vida, mas transformar este motivo em combustivel de adoração a Deus...

Deus conhece nossos corações, sabe o que nos motiva a adorá-lo, basta a nós nos perguntar se isso está sendo agradável aos olhos de Deus.
 Nos alegremos em sermos considerdos agraciados por Deus através de Jesus Cristo.

"Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR."
salmo 10:3

"Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará."
salmo 145:19

"BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria."
proverbios 18:1

"IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação."
romanos 10:1

Onde está seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário