Irmãos

sábado, 21 de janeiro de 2012

Só se ama quem se permite

A Bíblia nos ensina que certo dia os fariseus, querendo levar Jesus a contradizer-se em seus ensinos, levantaram contra ele uma polêmica acerca dos casamentos no reino vindouro. Cristo respondeu com tal pertinência que tocou no coração de um escriba que acompanhava a discussão.
Este homem, então, fez uma pergunta a Jesus, provavelmente por já tê-la feita em seu coração. Certamente ele próprio já tinha encontrado resposta em si mesmo, mas faltava-lhe confirmação.
E é em busca desta confirmação, que ele encontra em Cristo aquele que seria capaz de lhe dar a coragem de assumir, aquilo que lhe queimava no peito. Ele perguntou:

“Qual o maior dos mandamentos?”

Ao que Jesus respondeu-lhe sobre o amor a Deus e ensinou que semelhante a este amor é amar ao próximo. Ao ouvir esta resposta ele alegrou-se e, não se contendo, acrescentou: “certamente este amor excede a todo holocausto e sacrifício”.
A Bíblia nos diz que este escriba, faminto por conhecimento de Deus, não estava longe do Reino dos Céus.
..."Amarás o teu próximo como a ti mesmo."...

Como poderíamos analisar este mandamento?
Você seria capaz de tal ato?
Já pensou no grau de dificuldade?

Pois é... É tão difícil amar ao próximo se não conseguimos nos amar. Muitas pessoas acham que ser caridoso é o mesmo de ser amoroso. Quando nos é recomendado amar como nos amamos significa que devemos nos amar primeiro. De que adianta fazer o bem ao próximo se somos cruéis conosco?

Você se ama realmente?

Você se deixa ser amado?

Pense... Por que o segundo mandamento é semelhante ao primeiro?
Porque o Senhor nos amou primeiro e não poderíamos amar ninguém sem receber o verdadeiro amor, nos permitir ser amado é aprender a amar, e já nascemos neste amor, só que nos deixamos levar por atitudes vazias. Aprendamos a ser amados, só assim nos amaremos, e depois poderemos amar ao próximo.

No mundo há um vazio, uma lacuna, que só pode ser preenchida com o amor de Deus, nós só somos capazes de amar se formos amados.
O pilar que suporta o homem é o amor, pois foi nele que fomos salvos, (João 3:16), sem o amor estaríamos pedidos, sem rumo, já teríamos nos exterminado da face da terra, o que nos segura aqui é o amor em forma de misericórdia.

Nós precisamos fazer uma auto-análise, e pensar o que tem nos feito mal e trocar este peso pelo o do Senhor (Mateus 11:30), assim teremos mais força para carregar o fardo do próximo, (Gálatas 6:8).

Só se deixando ser amado é que você pode amar... Isso é uma constante verdade!
Façamos esta oração:

"Senhor, sei que por seu Amor fomos salvos e libertos do cativeiro, sei também que não precisamos pedir-Lhe que nos ame, pois o Senhor nos amou primeiro, bastamos compreender e aceitar este Amor, não sou merecedor, mas pela sua misericórdia posso receber de Ti sabedoria e compaixão pelo próximo, ao Senhor toda glória e louvor, para todo o sempre, Amem!"

Lúcio Cassanjo
Ministério Fruto do Espírito
www.frutodoespirito.com.br
Revisionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário